Da Assessoria de Imprensa
Idealizado pelo diretor executivo do Sindnapi, Jânio de Araújo, projeto aprovado pelos vereadores capixabas inclui também pessoas com deficiência
Na última semana, os vereadores de Vitória, no Espírito Santo, aprovaram projeto de lei que concede gratuidade nos estacionamentos rotativos (zona azul) de idosos, pessoas com deficiência e com transtorno do espectro autista. Uma iniciativa idealizada pelo diretor executivo do Sindinapi na capital capixaba, Janio de Araujo, em 2018, quando encaminhou ofício a um vereador propondo a criação de um projeto de lei.
“Depois, entendemos a necessidade da iniciativa partir do Executivo e não do Legislativo”, lembra Araújo. “Por isso, agora fizemos a sugestão à prefeitura que encampou a ideia e enviou a proposta para os vereadores.”
A nova lei determina o uso cartões de identificação nos veículos para que os idosos e deficientes possam usar as vagas por um período de até três horas durante o dia com isenção da tarifa de estacionamento. “Mais de 69% dos idosos do Espírito Santo ganham até um salário mínimo e qualquer economia que possa fazer vai ajudar a melhorar o padrão de vida deles”, destaca Araujo.