Valeu a pressão do Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos pela valorização do Salário Mínimo. O governo anunciou que o Mínimo, a partir de 1º de janeiro de 2023, será de R$ 1.302,00.
O novo valor do Mínimo compreende a reposição das perdas inflacionárias e será acrescido de 1,5% de aumento real, fato que não acontecia há quatro anos.
“É fundamental para as pessoas, e até para economia do país, a valorização do Mínimo, uma luta permanente do nosso Sindicato para assegurar dignidade às pessoas”, destacou João Inocentini, presidente nacional do Sindnapi.
IMPACTO POSITIVO
Cerca de 70% dos aposentados e pensionsitas ligados ao INSS recebem o piso nacional, dinheiro extra que será distruído aos beneficiários em todo o país.
O reajuste também impactará a economia brasileira, uma vez que 80% dos municípios dependem do dinheiro dos aposentados e pensionistas. “o dinheiro do aposentado, em sua imensa maioria, é gasto no comércio local”, ressalta Inocentini.
ESTUDO
Em outubro, o Sindnapi divulgou estudo em que mostrava que 56 milhões de brasileiros, entre aposentados, pensionistas e trabalhadores formais recebiam o Piso Nacional. Ou seja, praticamente 25% da população brasileiro tem o Mínimo como base para a sobrevivência.