A rede social Facebook do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos ultrapassou a marca de 210 mil seguidores, consolidando a página como a maior entre os sindicatos no Brasil.
Para João Inocentini, presidente nacional do Sindnapi, “há 8 anos compreendemos as mudanças das novos tecnologias e como elas alteraram o modo como as pessoas estavam buscando informações através das redes sociais e da internet. Diante disso, desde 2015 investimos no fortalecimento de nossas mídias digitais, que são canais de comunicação em que as pessoas tem na palma de sua mão, acessando tudo do sindicato pelo seu celular.”
SINDNAPI NAS REDES SOCIAIS
Além do Facebook, o Sindnapi está também no Instagram e no YouTube, onde tem a TV Aposentado, apresentado por Luciano Faccioli.
OS IDOSOS ESTÃO CONECTADOS
Há quem ainda pense que aposentados, pensionistas e idosos não estão conectados nas redes sociais. Além de equivocada, esta é uma visão que, em alguns casos, beira o preconceito.
É o que demonstra uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas.
Segundo o levantamento, “nos últimos anos, houve forte avanço do número de idosos com acesso à internet: o percentual de pessoas com mais de 60 anos no Brasil navegando na rede mundial de computadores cresceu de 68%, em 2018, para 97%, em 2021.
(...) Entre os idosos conectados, a principal motivação é se informar sobre economia, política, esportes e outros assuntos (64%). Também utilizam a web para manter o contato com outras pessoas (61%) e buscar informações sobre produtos e serviços (54%). O principal meio de acesso é o smartphone, citado por 84% dos idosos que usam a internet, um crescimento de 8 pontos percentuais em relação à 2018, enquanto 37% usam notebook e 36% computador desktop.”