Por Ricardo Flaitt (Imprensa Sindnapi) - Como aconteceu em 2020 e 2021, o governo decidiu antecipar os pagamentos do 13º salário aos 36 milhões de aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para os meses de abril e maio. A medida injetará R$ 56 bilhões nos lares dos aposentados e pensionistas.
Além do evidente reforço nos orçamentos familiares, o montante demonstra também a força que aposentados e pensionistas representam , uma vez todo dinheiro circulará nas economias das cidades. Para dimensionar a relevância do dinheiro dos aposentados, em cerca de 70% dos pequenos municípios do Brasil, o dinheiro transferido pelos aposentados é superior ao repasse do Fundo de Participação dos Municípios.
Para João Inocentini, presidente nacional do Sindnapi, “a antecipação do 13º, sem dúvida, ajudará as famílias, mas, por outro lado, o governo, que ajudou tantos setores, também precisa pensar na criação de um 14º salário nesses tempos de crise aguda no Brasil”, destacou.
CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS
O governo depositará o dinheiro do 13º nas mesmas datas do calendário divulgado no início do ano (confira na tabela abaixo). Assim, no dia do seu recebimento entrarão dois valores: seu benefício normal e os 50% do décimo terceiro, sendo parte em abril e outra em maio.