A Sicoob Coopernapi, cooperativa de crédito especializada no atendimento de aposentados, pensionistas e idosos, completa hoje (24) nove anos com saldo positivo, registrando expansões de negócios e ampliando sua base territorial.
Em agosto, a campanha do Dia dos Pais bateu o recorde de movimentação financeira. “É a segunda vez, neste ano, que ultrapassamos nossas metas. Desta forma, não só nos consolidamos no mercado, como estamos crescendo”, destaca Milton Cavalo, presidente do conselho da Coopernapi.
A expansão territorial acompanha o gráfico de crescimento dos negócios. Da meta inicial, de 27 novos escritórios de negócios no Brasil, 20 já estão em funcionamento. “A pandemia impactou, porém, ainda assim, com a dedicação de todos os diretores e funcionários, conseguimos não só superar a crise, mas também crescer significativamente”, ressalta Liliane Beil, presidente da Coopernapi.
DO SONHO À REALIDADE
A ideia de criar uma cooperativa foi de João Inocentini, presidente do Sindnapi, ao constatar que a população idosa sofria com as altas taxas de juros e tarifas no sistema financeiro e não possuía um atendimento dedicado à população idosa.
Diante deste cenário, Inocentini reivindicou junto ao Banco Central a criação de uma cooperativa de crédito que representasse um amparo econômico e social para este segmento.
Foram anos de luta até que, em 24 de setembro de 2011, foi inaugurada a Sicoob Coopernapi, a primeira cooperativa de crédito do Brasil voltada para a população idosa.
PRODUTOS E SERVIÇOS
Com 3.000 cooperados, a Sicoob Coopernapi disponibiliza produtos e serviços como empréstimos consignado e pessoal para aposentados e pensionistas ligados ao INSS, conta corrente, cartão de crédito, seguros, poupança e consórcios automotivos e imobiliários. Ou seja, a Cooperativa tem tudo que um banco convencional oferece, porém, com um diferencial, as tarifas são bem mais baratas em relação as praticadas pelo mercado.
* Texto Ricardo Flaitt / Foto Anderson Campos / Revisão Jaime Alves